A educação infantil tem, no desenvolvimento cognitivo, uma das suas premissas mais importantes. Estimular a criança é essencial para que ela aprenda se divertindo e vice-versa.

Sendo assim, o contato frequente com brincadeiras que facilitem o aprendizado é fundamental. É por isso que Sylvanian Families é um conceito de brinquedos tão aclamado.

É incrível quando os pequeninos se deparam com algo que estimula a imaginação. Um mundo de fantasias é criado e, nesse novo universo, tudo é possível. Ou seja, sonhar, aprender e se divertir são aspectos que se relacionam e geram incontáveis benefícios.

Continue lendo este post e saiba mais sobre Sylvanian Families:

Afinal, o que é Sylvanian Families?

Sylvanian Families é uma linha de brinquedos criada em 1985. Carregados de uma boa dose de nostalgia, eles podem agradar às mais variadas idades. Mais do que isso, são produtos que favorecem o estímulo da criatividade e da imaginação, pois permitem que muitas histórias sejam inventadas.

Uma série de princípios está contida na elaboração de cada peça: amor, família e natureza. A cada interação com um boneco ou cenário Sylvanian, a meninada também se depara com pilares essenciais para o desenvolvimento social. Habilidades importantíssimas são adquiridas, como o respeito e a necessidade de harmonia para a vida coletiva.

A cada nova historinha, o compartilhamento e o gosto pelas coisas simples da vida são valorizados. Os bonequinhos vivem na imaginária Vila Sylvanian, onde todos gostam de apreciar as árvores, os pássaros e tudo aquilo que há de belo no mundo.

A atmosfera familiar dos Sylvanian colabora muito para que a criançada se solte. Quando não reprimem os seus sonhos, elas criam universos maravilhosos. E, além disso, sentem-se cada vez mais aptas a inventar os seus próprios padrões para pensar com maior desenvoltura.

Como Sylvanian Families funciona?

Em 2 palavras: diversão e simplicidade. Basta juntar as peças e os bonecos para a imaginação fluir.

Existem muitos cenários disponíveis: casas, confeitarias, carrinhos de frutas etc. O número de opções de bonequinhos também é grande, e todos eles são animais e tem uma pele aveludada, o que rapidamente chama a atenção dos pequenos.

A melhor parte é que não existem regras. Dessa forma, cada um pode se sentir à vontade para contar a história como bem entender, de acordo com os recursos que tiverem às mãos.

Artigos Sylvanian também podem se mesclar com outros brinquedos. Tudo é válido em nome da diversão.

Basta olhar o grande catálogo da linha para entender a variedade de opções. E, é claro, ter ideias para relacioná-las e estimular a capacidade criativa dos seus filhos.

   

Quem pode brincar com Sylvanian Families?

É amplamente recomendado para crianças de todas as idades. Afinal, também existe um traço colecionável que permeia todos os itens. Aqueles que forem mais velhos tendem a se atrair muito por essa faceta. Ir montando, aos poucos, uma pequena cidade ou unir a família em variadas casinhas.

Também não existe restrição de gênero: meninas e meninos podem se divertir aos montes com os Sylvanians e com os seus respectivos acessórios. Embora seja frequentemente associado às pequeninas, por se assemelhar muito às brincadeiras de boneca, eles também podem agradar os rapazinhos.

A idade mínima indicada é a partir de 3 anos. A sua contraindicação para os mais novos se deve por conter pecinhas pequenas que podem ser engolidas acidentalmente.

Quais são os benefícios de Sylvanian Families?

Além da já referida atmosfera familiar e harmônica contida em cada artigo da linha Sylvanian Families, eles também apresentam outras vantagens. Como é preciso montá-los e imaginar as ações, inúmeros pontos são desenvolvidos:

Organização espacial

Para colocar um móvel dentro de uma casinha, por exemplo, a criança precisará lidar com as dimensões das pecinhas que está utilizando no momento. Isso é importante para que ela adquira noções de espaço fundamentais.

Com uma percepção mais “matemática”, ela vai olhar para os seus arredores com uma nova visão. O raciocínio lógico também se beneficia desse fator.

Lidar com as estruturas será ótimo para que ela aprenda sobre limites e, principalmente, sobre a importância de se organizar as coisas e mantê-las no seu devido lugar.

Habilidades motoras

Montar e coordenar os membros da família ao contar uma história requer habilidades motoras finas. Para que a imaginação flua com maior liberdade, o seu filho vai se deparar com a necessidade de mexer bem em cada bonequinho. Isso colabora para que ele, de maneira gradativa, tenha um maior controle dos seus movimentos.

 

Criatividade

A abertura de possibilidades presente no mundo dos Sylvanians é infinita. De acordo com as peças presentes (e as imaginárias), a criança poderá traçar todo um roteiro na sua mente.

Criar uma história faz com que ela se depare com inúmeros aspectos: o que é possível criar com aqueles cenários? Qual é a proximidade entre determinados personagens? O que acontece?

Todas essas perguntas encontram um território fértil na imaginação infantil, cujo paraíso se encontra exatamente na possibilidade de inventar realidades alternativas e brincar com elas.

A partir disso, o pensamento se enriquece, porque várias associações são elaboradas.

Diversidade

São muitas famílias distintas disponíveis. Cada uma delas formada por diferentes bichinhos. A interação entre os animais mostrará para o pequeno o quão importante é respeitar a realidade do próximo, bem como entender que nem todos nós vivemos a vida do mesmo jeito.

Posso brincar de Sylvanian Families com o meu filho?

Não só pode como deve. Isso vai aproximá-los, aumentado o laço de afetividade.

Também é possível, por meio das brincadeiras, ensinar ao seu filhote a ser mais responsável. Participar da rotina de brincadeiras faz com que vocês tenham uma parceria, além de permitir que você acompanhe mais de perto quais são as principais evoluções que ele tem apresentado.

O estresse da rotina ficará com os dias contados. É impossível não se contagiar com a alegria dos mais novos e reviver a própria infância nessas situações.

Ajudá-lo a montar cenas e situações com Sylvanian Families também se constitui como uma brincadeira educativa. Você poderá instruí-lo em relação a lições específicas ou orientá-lo para superar alguma dificuldade. Certos traços morais poderão ser trabalhos com maior sensibilidade, e ele não se sentirá reprimido.

   

Gostou deste post? Então deixe um comentário e compartilhe as suas experiências com a gente!