Quem tem crianças em casa, cedo ou tarde, será questionado sobre a possibilidade de patinar. Afinal, apesar de clássicos, os patins para crianças seguem em alta entre os pequenos.

No entanto, a simples ideia de ver seu filho deslizando por aí já lhe provoca calafrios? Pois acredite: não precisa ser assim! Tomando as precauções adequadas, patinar é uma atividade muito mais segura do que pode parecer, a princípio.

Além disso, quando observada a idade ideal, essa prática traz uma série de benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. E aí, ficou interessada e quer entender isso melhor? Então acompanhe este post e confira!

Conheça os benefícios dos patins para crianças

Por estar tão focada nos riscos que imagina que essa atividade pode trazer ao bem-estar físico do seu filho, pode ser que você ainda não conheça todos os benefícios que ele pode obter patinando.

Conheça, então, alguns deles:

1. Ajuda a manter o controle do peso infantil

Por tratar-se de uma atividade aeróbica, a patinação queima muitas calorias. Assim, além de se divertir, a criança ainda evita o sedentarismo e mantém o peso saudável. Muito melhor do que passar todas as tardes na frente da televisão, não é mesmo?

2. Estimula a sociabilidade

Patinar também ajuda a criança a relaxar, por ser uma atividade dinâmica e bem prazerosa. E ainda facilita a formação de novas amizades, já que é realizada em espaços púbicos, permitindo que os pequenos se tornem mais sociáveis e extrovertidos.

3. Melhora a flexibilidade e coordenação motora

Buscar a posição correta para não perder o equilíbrio, coordenar o movimento das pernas e desviar de eventuais obstáculos são algumas das habilidades essenciais para quem quer patinar, e ajudam a melhorar a flexibilidade e a coordenação motora dos pequenos.

Além disso, a prática também desenvolve o senso de lateralidade, a agilidade, a força e resistência, ajudando ainda a melhorar a postura das crianças. Sem dúvida, é uma atividade física bastante completa — contando apenas que seja praticada com alguns cuidados importantes.

Dê atenção especial à segurança

Como vimos, patinar traz uma série de benefícios ao desenvolvimento das crianças. Contudo, para garantir que a experiência seja, de fato, positiva e evitar que a criança sofra acidentes, é importante que você não abra mão da segurança.

Por isso, sempre que os pequenos forem andar de patins, certifique-se de que eles estão usando o equipamento de segurança adequado. Acessórios como capacete, cotoveleiras e joelheiras são essenciais, e não devem ser deixados de lado sob nenhuma hipótese.

Lembre-se de que cair é praticamente inevitável na fase de aprendizado, assim, o uso de equipamentos de segurança evita que a criança sofra lesões graves. Também, se ela perceber que, apesar de cair, não se machucará, ficará mais segura e motivada para continuar se aperfeiçoando na atividade.

Além dos equipamentos (se a temperatura permitir), tente vestir seu filho com roupas que evitem o contato da pele com o chão, como calças jeans e blusas de tecidos mais grossos.

Fique atenta também à qualidade dos patins escolhidos. Dê preferência aos modelos que possuem certificação do INMETRO — Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia —, que garante que o produto foi confeccionado obedecendo a estritas normas de segurança.

Observe ainda se todas as rodas dos patins têm a mesma circunferência e prefira os modelos com ajuste de tamanho, que garantem maior conforto e aumentam a vida útil do brinquedo. Afinal, sabemos que os pés dos pequenos crescem bem rápido nessa fase!

Também é importante que você só permita que a criança patine em locais adequados. Nesse caso, os ambientes devem ser planos, com piso sem ondulações e livre de móveis ou objetos em que a criança possa tropeçar.

Ou seja: patinar dentro de casa, nem pensar! Procure levá-la a locais como parques ou as áreas de lazer do condomínio, e mantenha a criança sempre bem hidratada, principalmente se forem espaços abertos, pouco abrigados do sol.

Leve em consideração a idade da criança

Afinal, a partir de que idade a patinação é indicada para os pequenos? Essa é mesmo uma dúvida bem comum entre os pais, e a resposta precisa levar em consideração uma série de variáveis, já que cada criança tem características diferentes no que diz respeito à maturidade e capacidade de concentração.

De maneira geral, é aconselhável que os pequenos iniciem a atividade entre os 4 e 7 anos, quando já tiverem desenvolvido algumas habilidades importantes para a prática, como força, equilíbrio e capacidade de se desviar dos obstáculos.

Agora, se você ainda não sabe se o seu filho está, ou não, pronto para iniciar na patinação, algumas dicas simples, porém eficazes, podem te ajudar a avaliar isso.

Verifique, por exemplo, se a criança consegue dar 10 passos correndo com os braços coordenados, subir escadas com os pés alternados e dar 10 pulos para a frente. Veja também se ela consegue se manter atenta a uma atividade — pode ser assistir televisão, por exemplo — por 10 ou 15 minutos.

Observe ainda se ela consegue se manter sobre um pé só e girar sem ajuda por alguns segundos. Essas atividades ajudam a verificar o grau de equilíbrio, coordenação e concentração dos pequenos e, quando realizadas a contento, indicam que a criança está pronta para iniciar a patinação.

De qualquer maneira, é importante que os pais ofereçam incentivo para que os pequenos pratiquem a atividade, mesmo que, a princípio, pareça difícil se equilibrar e deslizar. Mas sempre levando em consideração o tempo de cada criança.

Assim, ofereça suporte emocional aos pequenos, e não se esqueça de que, nessa idade, pode ser difícil iniciar uma atividade nova apenas ouvindo algumas instruções teóricas.

Você verá que, quando se sente acolhida e encorajada — em vez de cobrada —, a criança fica mais estimulada a fazer novas tentativas. Então, em pouco tempo dominará a técnica, se divertindo à vontade!

Enfim, gostou deste post? Agora que você já sabe que patins para crianças, além de diversão, trazem uma série de benefícios para o desenvolvimento dos pequenos, aproveite para visitar o nosso site e conheça alguns dos nossos modelos!