Se você está grávida, provavelmente já leu sobre as diversas maneiras de estimular o desenvolvimento do bebê desde os primeiros meses de vida. Mas você já pensou em oferecer estímulos à criança até mesmo antes do seu nascimento?

Sim, isso é possível! E ouvir música na gravidez é um exemplo. A prática, aliás, não traz benefícios somente para a criança, mas também para as gestantes.

Ficou interessada? Então saiba um pouco mais sobre como a música pode melhorar a qualidade de vida das mamães e dos bebês — e som na caixa!

Por que é indicado escutar música na gravidez?

Promove tranquilidade e bem-estar

Durante a gestação, as transformações físicas e psicológicas na futura mamãe são bem intensas. Por isso, ouvir música pode ajudar a gestante a relaxar e se preparar para as novidades que estão a caminho.

Como essa é uma fase marcada por muitas expectativas e diversos medos, especialmente no que diz respeito ao parto e aos primeiros dias de vida do recém-nascido, escutar música relaxante aumenta a sensação de bem-estar, promove uma melhora na autoestima e permite que você desvie o foco de pensamentos repetitivos — que só causam estresse e ansiedade.

Além disso, a tranquilidade que a música propicia à futura mamãe se reflete na sua respiração, nos movimentos de diafragma e nos batimentos cardíacos.

Essas alterações positivas podem ser percebidas pelo bebê, que tende a nascer mais tranquilo (e relaxado) e menos propenso às cólicas.

Auxilia no desenvolvimento do bebê

A música pode ser o primeiro contato que a criança terá com a linguagem. Isso porque, por meio dela, o bebê em gestação começa a perceber as mudanças de tons, timbres, ritmo e velocidade daquilo que escuta.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, e publicado na revista Plos One, crianças que ouviram música durante a gestação são capazes de reconhecer a mesma melodia alguns meses após o nascimento.

A pesquisa científica indica que o cérebro dos recém-nascidos é capaz de guardar memórias de longo prazo desde a gravidez, o que contribui sensivelmente para o aprendizado da linguagem.

Além disso, ouvir música fortalece o estímulo sensorial e cognitivo da criança, além de ser benéfico para o desenvolvimento da memória e, futuramente, para a coordenação motora e expressão corporal.

Por esses mesmos motivos, é importante que o hábito permaneça após o nascimento do bebê. Ao ouvir a mesma melodia que escutava quando ainda estava na barriga da mãe, a criança se acalma.

A memória daquela canção traz uma sensação de familiaridade que ajuda o recém-nascido a relaxar e a pegar no sono, podendo ser especialmente útil também durante a amamentação, amenizando eventuais dificuldades e desconfortos nesse momento tão especial.

Permite que você construa e fortaleça laços

Entre a 20ª e a 21ª semana de gestação, o bebê começa a reagir aos sons e, claro, a voz da mãe é a primeira que ele passa a reconhecer. Por isso, além de ouvir músicas gravadas, cantar para a criança que está por vir é importante, já que ajuda a construir e fortalecer laços.

Ao contrário do que muita gente imagina, nesse primeiro momento, o importante é que a gestante cante para o bebê uma música de que ela goste e com a qual se sinta bem, independentemente do ritmo.

A partir da 25ª semana, o neném já é capaz de identificar diferentes tipos de sons. Por isso, você também pode (e deve!) incluir o pai e os irmãozinhos na tarefa de cantar para ele, para que o processo de conhecer os demais membros da família se inicie.

Além disso, evite cantar apenas por obrigação — ou porque você acredita que deveria criar uma rotina diária. Deixe que esses momentos de conexão com a criança aconteçam de maneira natural e prazerosa, quando se sentir confortável e disposta para isso.

Quais são as melhores músicas para ouvir durante a gestação?

Para garantir que você e o bebê não fiquem ansiosos ou estressados, dê preferência para as músicas alegres (mas tranquilas) e os sons da natureza, como o de cachoeiras ou de chuva. Evite ritmos muito agitados e sons muito agudos, que podem incomodar a criança.

Quer algumas sugestões de músicas que podem contribuir para a sensação de bem-estar tanto da mamãe quanto do bebê? Temas como Can You Feel The Love Tonight?, da animação infantil o Rei Leão, e Ursinho Pimpão, do extinto grupo musical dos anos 80 Balão Mágico, estão entre as preferidas das gestantes.

Outra possibilidade é a música clássica, como As Quatro Estações, de Vivaldi, e Minueto em Sol Maior, de Bach. Já se você é fã de MPB, experimente canções como Brisa do Mar, de Chico Buarque, e O Filho Que Eu Quero Ter, de Toquinho e Vinícius de Moraes.

Também fazem sucesso entre as futuras mamães canções infantis que foram incorporadas à cultura popular, como Brilha Brilha Estrelinha, Marcha Soldado, Se Essa Rua Fosse Minha e Meu Pintinho Amarelinho.

O mais importante, no entanto, é que você escolha canções que lhe agradem e tragam a sensação de paz. De nada adianta ouvir música clássica, por exemplo, se o estilo te deixa entediada ou aborrecida.

Tome cuidado com o volume

Não há a necessidade de colocar fones de ouvido na barriga, como algumas gestantes costumam fazer, já que o líquido amniótico é um excelente condutor de som, permitindo que o bebê escute a canção sem muitas dificuldades.

Por isso mesmo, evite aumentar o volume — outro erro bastante comum entre as futuras mamães, que muitas vezes acreditam que a barriga impede o bebê de escutar bem a música.

Além dessa informação não ser verdadeira, ruídos altos demais podem trazer desconforto para a criança, estimulando-a em excesso e diminuindo o seu período de sono profundo, essencial para um desenvolvimento saudável.

Portanto, abaixe o volume e aproveite esse momento para relaxar e desfrutar da gestação!

Gostou de entender como a música na gravidez pode ser benéfica tanto para as futuras mamães quanto para os bebês? Quais canções você ouvia durante a gestação e ficava com a sensação de paz e bem-estar? Conte nos comentários!

 

Ursinho Alegria Musical - DicanLittle Mush Musical Amarelo - Calesita 

Boneco Patati Baby Musical - MultibrinkBoneco Patatá Baby Musical - Multibrink