Conciliar trabalho e família nem sempre é uma tarefa fácil, não é verdade? Especialmente para quem tem uma rotina agitada. Como reflexo disso, às vezes, você acaba deixando de aproveitar os momentos com seus filhos do jeito que gostaria e perde o prazer da hora da diversão com a família.

Porém, com um pouco de criatividade, disposição e iniciativa, você pode fazer das suas horas livres uma oportunidade incrível de criar ótimas recordações familiares.

Para te ajudar a tornar os momentos com as crianças muito engraçados e divertidos, nós listamos 6 ideias de atividades que toda a família pode fazer junta. Confira nossas dicas!

1. Jogos de tabuleiro para deixar os brinquedos eletrônicos um pouco de lado

A nossa primeira sugestão para a hora da diversão em família não poderia ser outra que não os jogos de tabuleiro.

E isso tem um motivo muito especial: eles foram muito marcantes na infância das crianças dos anos 70, 80 e 90, mas caíram um pouco em desuso com as evoluções tecnológicas e o advento da internet.

Por isso, aproveite esse momento em que todos estão reunidos para resgatar esse tipo de entretenimento que estimula o trabalho em equipe e o raciocínio lógico nos pequenos, e mostre a eles o quanto é possível se divertir com brinquedos não eletrônicos.

War, Monopólio, Batalha Naval, Banco Imobiliário, Perfil, Jogo da Vida e Cara a Cara são algumas das opções para garantir muita animação, risos e interação.

2. Piquenique para incluir os pets na hora da diversão

Você tem um bichinho de estimação em casa? Então que tal envolvê-lo no programa da família? Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, nós lhe damos uma dica: faça um piquenique!

O primeiro passo é pesquisar uma praça ou um parque na sua cidade que seja bem arborizado e amplo. Feito isso, é hora de conversar com os familiares e acertar um dia, preferencialmente no final de semana, e um horário em que todos estejam disponíveis.

Depois, é hora de combinar o que cada um levará — como sucos, pães etc. — e pronto! A diferença é que quando o sábado ou domingo chegar, em vez de você deixar seu pet em casa sozinho, também levará ele nesse passeio.

Afinal, estar ao livre e em contato com a natureza é importante para a socialização do animal com as pessoas, aliviar o estresse dele, permitir que ele possa se exercitar e sentir novos cheiros que, com toda a certeza, vão mantê-lo entretido por bastante tempo. E o melhor: ele estará na companhia de vocês. Quer coisa melhor?

3. Encontro musical para garantir boas risadas

Outra ideia divertida para reunir a família e aproveitar o tempo com ela é fazer um encontro musical. Você pode marcar um dia específico na semana para que todos possam soltar a voz e se divertir muito no karaokê.

Se preferir, divida os familiares em duplas ou grupos para cantar e disputar em frente à TV. Uma dica importante é escolher uma playlist com músicas que agradem a todas as gerações.

Dessa forma, o momento fica muito mais agradável e é possível conhecer mais sobre os gostos e preferências musicais de cada um, o que pode render boas conversas, risadas e, claro, diversão.

4. Campeonato de videogame para usar a tecnologia a seu favor

Que tal usar a tecnologia para unir a família? Afinal, as crianças cada vez mais são adeptas de consoles e aparelhos em que podem jogar e disputar com amigos tanto presencialmente quanto on-line.

Essa é uma forma interessante de se aproximar de algo que é rotineiro na vida do seu filho e, ao mesmo tempo, se divertir com os demais integrantes da família. Para isso, você pode promover um campeonato entre dois ou mais grupos.

O game escolhido pode ser de esportes, como futebol e corrida, ou de dança, que permitem multiplayers em diversas fases.

Além disso, você também pode aproveitar para apresentar à garotada envolvida os jogos que faziam sucesso na sua infância e, se for possível, até incluí-los na disputa, já que muitos títulos foram readaptados para a atualidade, como é o caso do Super Mario e do Pac-Man.

5. Viagem no final de semana para criar boas lembranças

Viajar sempre será uma boa forma de sair da rotina, espairecer a mente, se divertir e relaxar, disso não há dúvidas.

Mas como nem sempre é possível conciliar a agenda de todos, principalmente com a rotina atarefada que muitas pessoas têm, às vezes se torna difícil combinar uma viagem em família.

Contudo, há uma alternativa mais simples do que você imagina: uma escapada no final de semana. Por não precisar que todos se ausentem por muito tempo, apenas no sábado e domingo, é mais fácil reunir todo mundo nessa aventura que também demandará bem menos custos.

O destino de vocês pode ser a praia, a serra etc. O que vale é montar um roteiro que renda ótimas memórias!

6. Livro de receitas da família para tornar divertida uma atividade rotineira

Cozinhar, para muitos, é um hábito comum e que faz parte da rotina de qualquer lar. Mas o que muitos pais não percebem é que esse momento pode ser usado para aumentar os laços com os filhos e reforçar a convivência em família.

Por esse motivo, aproveite um dia livre, escolha duas receita fáceis e saborosas para o almoço e para a sobremesa, e reúna todos na cozinha. A tarefa do dia será, juntos, vocês prepararem os dois pratos.

Não se preocupe com a bagunça, o que vale é aproveitar a hora da diversão! Inclusive, utilize o momento para estimular a curiosidade dos pequenos sobre os alimentos e seus benefícios para a saúde, especialmente quando se tratar de frutas e verduras.

Outra dica é registrar a situação em fotografias que podem ser usadas para confeccionar um livro de receitas familiar escrito a muitas mãos. Assim, as lembranças desse dia ficarão guardadas para sempre na memória!

Como você viu, é possível transformar atividades simples em oportunidades para resgatar suas raízes, confraternizar e reforçar os laços familiares. Então anote nossas dicas e coloque-as em práticas para garantir a hora da diversão na sua casa! E se você tiver outras sugestões de atividades para reunir a família, não se esqueça de deixá-las nos comentários!