Uma simples brincadeira, mas de uma grande riqueza para o desenvolvimento e o aprendizado da criança: modelar com massinha. Para quem teve a oportunidade de brincar com massinha de modelar, basta sentir o seu cheiro para transportar-se no tempo e voltar à infância.

Aspectos essenciais da formação da criança como a coordenação motora e a criatividade, por exemplo, são trabalhados e estimulados nessa atividade. Também é um excelente instrumento de aproximação e integração do adulto com a criança, uma vez que podem produzir formas juntos.

Quando escolher o brinquedo para o seu filho, não deixe de conceder a ele a oportunidade de experimentar a massinha de modelar com você. 

Acompanhe este post e entenda a importância dessa gostosa brincadeira.

Coordenação motora

A massinha de modelar é um recurso tão simples que a sua importância pode passar despercebida. Quando se trata de coordenação motora, no entanto, ela é muito eficiente.

A coordenação motora ampla (ou grossa) é aquela que permite à criança controlar os movimentos mais amplos no espaço, como caminhar, pular ou correr. Por outro lado, a coordenação motora fina é a que propicia um manejo mais delicado e preciso, em especial com as mãos.

A manipulação da massinha construindo formas é excelente para o desenvolvimento e o exercício dessa coordenação motora fina. Enquanto manipula a massinha, a criança faz uso de pequenos músculos das mãos ao apertar, enrolar, amassar ou puxar.

Mas o mais interessante ainda é que esse desenvolvimento da motricidade fina é um grande facilitador do processo de alfabetização da criança, sobretudo na hora da escrita. Portanto, a importância de brincar, com toda certeza, aqui vale por dois.

Concentração

A distração é a dificuldade de dar atenção a uma determinada experiência. A concentração, ao contrário, é a dedicação por um tempo maior àquela experiência.

A massinha de modelar é tão eficiente como instrumento para desenvolver a concentração que é utilizada até como recurso terapêutico nesse sentido.

Assim, a manipulação da massinha faz com que a criança direcione sua atenção para o que está fazendo. Se está junto a outras pessoas, observa; às vezes compara; e enfim retorna para o seu trabalho.

Por outro lado, o manejo da massinha oferece sensações táteis, olfativas e visuais. Além disso, traz consigo a expectativa da construção de uma forma que a criança pretende atingir. São várias forças atuando no sentido de atrair sua atenção. Experimente com seu filho e observe.

Criatividade

criatividade nas crianças se desenvolve a partir das brincadeiras. Para serem criativas, devem brincar, brincar e brincar.

As brincadeiras com massinha de modelar constituem uma ótima e eficiente maneira de soltar a criatividade da criança. E ao mesmo tempo em que ajudam a criar, permitem que a criança descubra novas formas, criadas por ela própria.

Por sua vez, um dos principais combustíveis da criatividade é a liberdade de imaginar, de propor e de experimentar. E é exatamente isso que a criança faz quando trabalha a massinha de modelar. Por essa razão, muitas vezes ela cria na sua imaginação e, mesmo não conseguindo reproduzir a devida forma com a massa, visualiza o objeto que criou (uma massinha disforme é um carrinho, por exemplo).

Descoberta das formas

Aliadas à criatividade, as brincadeiras com massinha também abrem espaço para a descoberta de novas formas.  Fazer uma “cobra” e depois unir sua cabeça com sua cauda permite formar um círculo. Ou será que é uma “rosquinha”?

À medida que se exercita com a massa sendo modelada, a criança vai aprendendo formas já conhecidas, assim como outras novas. Mas o sentido de formato das coisas começa a se desenvolver através da experiência de aprender brincando.

Relaxamento

As crianças, assim como os adultos, também precisam de momentos para relaxar. Desenvolver com elas atividades que acalmem e reduzam o estresse infantil é uma grande iniciativa de pais e educadores.

A massinha de modelar conduz a uma condição de relaxamento progressivo. Isso é resultado do estado de concentração a que a criança se coloca, assim como dos movimentos feitos por ela com as mãos sobre a massinha, apertando, beliscando, enrolando, etc.

Na verdade, o uso da massinha de modelar constitui um dos instrumentos formais de promoção do relaxamento para as crianças. Assim, seu filho tem muito a ganhar com essa brincadeira.

Gostou deste post sobre massinha de modelar? Com certeza você vai gostar de conhecer esta massinha!