Ter filhos é um momento muito especial e marcante na vida de qualquer pessoa. Embora essa seja uma fase repleta de alegrias e felicidade, também é importante ter em mente que crianças dependem completamente dos pais, inclusive na hora de brincar. 

Mais que uma mera diversão ou entretenimento, existem jogos e passatempos, de acordo com a faixa etária, que contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e motor da criança, bem como aumentam os níveis de intimidade e cumplicidade entre os participantes.

Quer conhecer alguns deles? Então confira este post com 8 brincadeiras para crianças que você precisa conhecer!

Brincadeiras para crianças de até um 1 ano

1. Jogo da observação

Essa brincadeira é mais indicada para crianças bem pequenas, que ainda não podem fazer muitos movimentos e nem possuem a capacidade motora bem desenvolvida.

O conceito é bem simples: mostrar objetos diferentes para o bebê. Vale qualquer item da casa, desde que ele não ofereça nenhum tipo de risco, é claro.

As cores e os formatos diferentes estimulam o desenvolvimento intelectual e até visual. Bebês simplesmente amam até as bobeiras mais corriqueiras, como embalagens coloridas de xampu, panos, toalhas, colheres de metal, almofadas de veludo, caixinhas de presentes, etc.

Segure o artefato a cerca alguns centímetros de distância e confira como o seu filho reagirá!

2. Dois para lá, dois para cá

A música é um poderoso instrumento de diversão para as crianças, especialmente quando elas ainda são muito pequenas para outros tipos de atividades. Por isso, experimente algumas canções e veja como a criança reage, inclusive em momentos nos quais ela estiver irritadiça ou irrequieta.

Depois de descobrir um “repertório” que acalme o seu filho, experimente segurar o bebê delicadamente nos braços e dançar “dois para lá, dois para cá” pela casa.

Só não se esqueça que, por ser muito pequeno, é fundamental apoiar o pescocinho e fazer movimentos suaves para cima e para baixo ou para os lados.

3. Solte a voz

Essa é mais uma das brincadeiras para crianças que você precisa conhecer. Ela utiliza os sons e a música para divertir e estimular. Mesmo que você não seja nem de perto um cantor exemplar, saiba que o bebê reconhece o seu timbre de voz, e você deve utilizá-lo para um bom momento de alegria.

Essa é a hora de reaprender aqueles clássicos do repertório infantil que você mesmo ouvia na infância, como “Boi da cara preta” ou “Ciranda, cirandinha”.

A internet é uma excelente fonte de pesquisa, e você pode achar todas as canções online. Não se esqueça também de incluir algumas que você gosta, mesmo que sejam “para adultos”.

Brincadeiras para crianças de 1 ano

4. Esconde-esconde

Essa é uma adaptação da versão clássica do esconde-esconde para uma criança de 1 ano de idade. Como ela ainda não pode correr nem andar com desenvoltura, você pode apenas cobrir o rostinho dela com uma fralda, pano ou toalha e depois retirar, brincando com a surpresa de revê-lo!

Você também pode fazer isso se escondendo debaixo dos lençóis e, para provocar ainda mais risadas, ir apalpando seu filho e perguntando: “será que isso é um bracinho?”, “será que é uma perninha?”. Dessa maneira, você poderá brincar e ensinar ao mesmo tempo.

5. Vida aos brinquedos

Esse jogo é uma espécie de marionete, mas você pode utilizar os brinquedos favoritos dos seus filhos para aumentar a diversão. Veja quais são os bonecos que eles mais amam ou interagem e utilize-os para contar pequenas historinhas ou mesmo para brincar por um curto tempo.

Faça com que ele ande, vá para a cama, fale, troque de roupa, etc. Outra boa ideia é inclui-lo nas atividades do dia a dia: que tal colocar um babador e dar comidinha ou mesmo levá-lo para o banho? 

Isso ajudará seu filho a desenvolver a linguagem, o senso de imaginação e até a fixar a rotina da casa.

6. Roleta de bebê

Essa já é uma brincadeira mais voltada para quando a criança estiver dando seus passos com alguma desenvoltura. Ela funciona mais ou menos assim: o bebê fica em pé, apoiado em algum local ou com alguém segurando. Depois, duas ou três pessoas podem se posicionar à frente, permanecendo à vista dele.

A graça é ficar vendo para quem a criança decide se dirigir, e essa é uma excelente distração para quando você estiver recebendo visitas, amigos ou família, pois todo mundo acha divertido.

E lembre-se que vale tudo: chamar, fazer sons, imitar os personagens favoritos, fazer caretas ou qualquer coisa para chamar a atenção e vencer o desafio!  

Brincadeiras para crianças de 2 anos

7. Jogo de encaixe

Com a criança um pouco maior, você já pode fazer alguns jogos um pouco mais complexos. E, por isso, o jogo de encaixe é uma das brincadeiras para crianças que você precisa conhecer, pois é uma ótima atividade para ajudar a desenvolver a coordenação motora, o raciocínio lógico, a concentração e a coordenação entre os olhos e as mãos.

Em linhas gerais, a maioria das pessoas já compra o jogo pronto, mas nada impede que você use a criatividade e monte o seu em casa. Quer saber como?

Em uma cartolina, usando uma caneta hidrocor, desenhe alguns formatos de objetos. Feito isso, disponibilize-os para que o seu filho tente encaixá-los nas formas certas.

8. Caminho com fita crepe

O caminho com fita crepe é uma boa maneira de ajudar a desenvolver a coordenação motora e de fazer com que seu filho caminhe com cada vez mais desenvoltura. A concepção é bem simples e requer poucos materiais. Use a fita crepe para fazer linhas, sobre as quais a criança deve caminhar.

Faça, por exemplo, uma reta, uma em ziguezague e outra com curvas, e observe como os pequenos caminham e como cada variação discreta pode ser bem complicada. Depois, você pode fazer marcações para que ela pule, aumentando ainda mais o grau do desafio.

Gostou das nossas dicas de brincadeiras para crianças? Já testou alguma delas ou conhece outras que não foram citadas? Então compartilhe com a gente a sua opinião aqui nos comentários!